domingo, 17 de agosto de 2014

A DESCOBERTA
Vez por outra íamos prestigiar o pequeno restaurante que Conceição, uma amiga, havia aberto. Comida caseira, bom papo... Enfim.
A família de Conceição era muito envolvida com música. O filho mais velho tinha um conjunto, cantava e tocava alguns instrumentos. O marido havia gravado algumas composições, isso tudo deixava a casa sempre muito movimentada. Era um lugar para alegrias.
Rita de Cássia, a primeira neta, viera aumentar essa felicidade muito em função da dinâmica familiar. A menina era muito cheia de vida, esperta que só ela e, apesar dos muitos afazeres de todos, as primeiras atenções eram sempre para a criatura.
Cheguei ao pequeno estabelecimento, escolhi a mesa, acomodei-me e não sei como nem de onde, Rita de Cássia surgiu mais que de pressa, sentou-se na cadeira ao meu lado, olhou-me muito cordialmente e sorriu um sorriso enigmático. Havia algo no ar!
Correspondi à gentileza e pus-me a observar.
Por força da educação tive que dividir minha refeição com ela e, ainda sendo lembrada constantemente, que no meu prato havia mais comida. Considerações essas que nós, civilizados, precisamos tirar por menos, quando a interação se dá, com alguém desse quilate. Assim, o almoço aconteceu sem maiores intervenções. Contudo, dava para perceber que Conceição e Rita de Cássia trocavam sinistros olhares e, claro, como sou uma simples mortal, a curiosidade foi tomando conta de meu ser. No momento oportuno perguntei a Conceição se estava tudo bem e ela me respondeu:
— É que ela agora é entrevistadora! – exclama Conceição - Ninguém pode encostar aqui para uma refeição que Rita de Cássia quer saber. O problema é que a sujeita não poupa ninguém. Vou acabar sendo presa.
A razão da entrevista era a perplexidade de Rita de Cássia diante daquela descoberta, daí a razão de tão imprescindível pergunta.
Menos de três anos tinha Rita de Cássia quando sua avó, assoberbada de tarefas, colocou-a num banheiro com um sabonete para que ela desse início ao seu banho. Vez por outra a avó passava um comando:
— Rita de Cássia... Lave as orelhas; lave os braços; lave o bumbum. E por aí foi. Pouco tempo depois, Conceição volta ao banheiro para finalizar o banho e Rita de Cássia com os olhos muito, muito arregalados apontando para as nádegas pergunta:
—Vovó, tu tem buraco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário